DÚVIDAS SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

» Pacientes menores de 15 anos (por apresentarem túbulos dentinários muito amplos, gerando riscos para a polpa e sensibilidade exacerbada);
» Mulheres grávidas;
» Pacientes com cáries, restaurações defeituosas ou problemas na gengiva;
» Pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador.

Sim. Hoje, já sabemos que uma dieta branca não interfere no resultado do tratamento.

Somente o profissional poderá indicar qual o tratamento correto e qual a concentração adequada do gel clareador e tempo de uso para cada caso. Além disso, há uma série de procedimentos prévios que apenas o dentista consegue fazer, como tratamentos de cáries, gengivite, restaurações com infiltrações, dentes com trincas, recessão gengival, etc. O uso de gel clareador é contraindicado para pacientes que não puderem solucionar os problemas acima.

Durante o tratamento, pode haver hipersensibilidade dental em diferentes níveis, de acordo com particularidades de cada paciente. Os melhores géis clareadores contem dessensibilizantes incluídos em sua fórmula e o dentista ainda pode oferecer produtos específicos para uso antes e durante o clareamento, afim de evitar o problema. Vale salientar que após a finalização do tratamento, a hipersensibilidade cessa e os dentes retomam a sua normalidade. Ainda que isso aconteça em alguns pacientes, a maioria dos pacientes não apresenta hipersensibilidade, e para aqueles que apresentam, há alternativas para tratar o efeito indesejado.

A longevidade do clareamento é variável de um paciente para outro. Mas de acordo com estudos, o tempo médio de retenção de cor é de 2 a 3 anos.

O clareamento dental não altera a integridade dos dentes e não os torna mais frágeis, fracos, nem mais suscetíveis às cáries. Para evitar esse problema, usamos uma linha de clareadores que já inclui flúor e cálcio em sua composição e previne a desmineralização temporária.

As restaurações nunca são clareadas, pois não sofrem ação do gel clareador – mas também não sofrem danos durante o tratamento. Assim, só será necessária a troca de restaurações em dentes que aparecem no sorriso, por uma questão estética. Cabe ressaltar que algumas manchas pré-existentes também podem se sobressair após o procedimento, devendo ser identificadas previamente para que não haja insatisfação do paciente após o tratamento.