- O uso do isolamento absoluto (lençol de borracha) propicia o controle da umidade no campo operatório, impedindo a contaminação da restauração adesiva com saliva, fluidos gengivais ou sangue. As resinas compostas têm sua adesão muito prejudicada com a umidade e quando são realizadas sem os devidos cuidados, podem cair, infiltrar e até mesmo terminar em tratamento de canal. Só a umidade de nossa respiração (umidade relativa da região Intraoral), já pode ser capaz de prejudicar a técnica restauradora, quando feita sem isolamento absoluto.
- Quando essa regra é burlada e usa-se o isolamento relativo com algodão, além de não isolar o dente da umidade relativa do meio, o rolete de algodão pode soltar seus filetes na massa restauradora de resina, prejudicando ainda mais sua longevidade. Isso é facilmente observado quando vemos através do Microscopio odontologico.
- Quando usamos o isolamento absoluto, também conseguimos ter uma melhor visualização do campo operatório, trabalhamos com mais segurança porque conseguimos evitar acidentes como aspiração de instrumentos, brocas etc e ainda protegemos os tecidos moles, lábios e língua dos pacientes.
- Muitos se sentem mais seguros para deglutir e até mesmo descansar e diminuir a abertura de boca ao longo do processo restaurador.
Portanto, isolamento absoluto com lençol de borracha deve ser a primeira escolha para restaurações diretas em resinas compostas!!!