Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.
Os tratamentos periodontais mais comuns são:
1. Gengivite
Sinais de gengiva avermelhada, inchada e sensível, com tendência a sangrar durante a escovação. Essa condição é o estágio inicial da doença periodontal, surge em função do acúmulo de placa bacteriana, uma película que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.
Além dos sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar retração da gengiva – deixando os dentes com uma aparência mais
alongada –, mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus (quando também existe uma infecção).
O tratamento consiste em limpeza profissional com o objetivo de remover a placa e o tártaro, na orientação do paciente sobre a escovação correta e o uso do fio dental e na administração de antibióticos quando necessário.
2. Periodontite
Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também os ligamentos periodontais e os ossos, o que pode provocar a perda dos dentes. Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o aparecimento de abscessos periodontais. Se a condição não for tratada, os dentes podem apresentar mobilidade, gerar problemas no canal, e até necessitarem de extração. O tratamento da periodontite envolve raspagens subgengivais, profilaxias feitas em consultório, a orientação do paciente sobre a higiene bucal e, em alguns casos, o uso de antibióticos para sanar a infecção. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e a remoção de dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se espalhe.
3. Aumento de Coroa clinica (ACC)
Cirurgia periodontal indicada para permitir que um dente seja tratado e restaurado adequadamente. Casos em que uma cárie ou uma fratura dentaria tenham atingido a região subgengival e há necessidade de expor o dente sadio para que o mesmo seja restaurado adequadamente.
4. Tratamentos de Periodontia Estética
» Recontornos gengivais para harmonizar os tamanhos dos dentes
» Enxertos para cobrir raízes expostas
» Gengivoplastias para clarear gengivas pigmentadas
OBS: Atualmente a Periodontia deveria ser entendida como uma área de âmbito holístico, pois há respaldo científico suficiente que permite afirmar que a doença periodontal (em especial a periodontite), é um indicador de risco para diversas condições sistêmicas, a saber: enfermidades de coração, agravamento de diabetes, parto prematuro e/ou nascimento de crianças com peso abaixo da média e pré-eclâmpsia, entre outros.
Sabe-se também que pessoas que fumam e/ou possuem Diabetes têm em média 3 vezes mais chance de desenvolverem periodontite. Logo, pessoas que se enquadram nestes grupos devem ser examinadas mais cautelosamente pelo cirurgião-dentista.
FALE CONOSCO
AGENDE UMA CONSULTA